Como é o clima em Gramado? Saiba como se preparar para morar na Serra Gaúcha

Como é o clima em Gramado? Saiba como se preparar para morar na Serra Gaúcha

Não é à toa que quem conheceu a Europa e a Serra Gaúcha acaba dizendo que ambas são parecidas e o clima é um dos grandes responsáveis por isso.

Quem mora por aqui se acostuma com o famoso nevoeiro que surge do nada em diversos momentos do dia. Ele é um dos charmes da nossa cidade.

Geralmente os turistas acabam fazendo visitas no inverno devido às baixas temperaturas e a possibilidade de geada e neve. Mas não se engane com isso! É possível sim, sentir um calorzinho nas outras estações!

Como é de fato o clima em Gramado?
Podemos classificá-lo como úmido temperado, sendo assim, as estações são bem definidas ao longo do ano. Contudo, o volume de chuva fica distribuído em todos os meses, fazendo com que o tempo mude completamente de uma hora para a outra. A famosa “viração de tempo” que chamamos por aqui.

O dia pode ser de calor e ensolarado, mas à noite podemos ter uma temperatura congelante! O que deixa a cidade ainda mais charmosa, não é mesmo? Por isso tenha sempre aquele casaquinho com você.

Mas vamos falar sobre o famoso inverno!

Temperaturas negativas
É comum termos temperaturas perto ou até mesmo abaixo de 0ºC entre junho e agosto. A máxima costuma chegar até 17°C e ao decorrer do dia vai caindo, muitas vezes ficando negativa na madrugada até o amanhecer. Temos mais geadas do que neve, mas não é impossível ela aparecer devido a umidade da região. Esses dias são perfeitos para tomar um bom café colonial ou uma sopa de capeletti! 

Na primavera, especificamente em setembro, a temperatura aumenta, mas não muito, apenas aquele calor que traz dias mais agradáveis para darmos um passeio ao ar livre. É nessa estação que as famosas hortênsias começam a florescer e embelezam ainda mais a paisagem! Até dezembro você consegue perceber o auge delas pela cidade.

O verão também existe
Engana-se aquele que pensa que não faz calor por aqui. Nessa estação registramos calor de verdade, tendo dias que ultrapassamos os 30ºC. Porém, o ar fresco da Serra Gaúcha deixa o calor mais agradável e não temos aquela sensação que costumamos ter em cidades grandes.

Temperatura que agrada a todos
O outono é aquela estação que a maioria das pessoas gosta! Os dias quentes são intercalados com noites frias. É aqui que o clima de Gramado começa a preparar os moradores e visitantes para o retorno do acendimento das lareiras e tirar aquele casaco mais quente do fundo do armário. É comum encontrarmos imóveis com calefação para viver mais confortável em dias mais frios.

Agora que você já conhece mais sobre a cidade, vamos procurar o imóvel dos seus sonhos que existe nela? 

 

Deixe uma resposta